Carregando…

Nossa História

A história da Clínica Brain Spine está intrinsecamente ligada à história de sua fundadora, Sílvia Mazzali Verst, uma das precursoras da área de Monitorização Neurofisiológica Intra-Operatória (MNIO) no Brasil.

Em 1996, enquanto trabalhava na Associação da Criança Defeituosa (AACD) de São Paulo, Sílvia Mazzali Verst teve seu primeiro contato com MNIO e no ano seguinte já estava na Philadelphia - EUA em um tradicional congresso da área, o qual frequentou em todos os anos seguintes.

Em 2000 trouxe para o Brasil o Estimulador de Potencial Evocado (PEM) Motor Digitimer D-185, o segundo equipamento do tipo a chegar em terras tupiniquins, numa época onde ainda não existiam muitas técnicas e estudos sobre o assunto. Neste período Sílvia Mazzali Verst foi buscar mais conhecimentos com o professor Vedran Deletis em Nova York - EUA, com o professor Johannes Schramm em Bonn - Alemanha e com a professora Andrea Szelényi em Dusseldorf - Alemanha.

Em 2005 foi criada a International Society for Intraoperative Neurophysiology, da qual ela faz parte desde 2006, tendo participado de todos os cursos e congressos promovidos pela entidade desde então.

Nos anos seguintes Sílvia Mazzali Verst passou a se tornar uma referência no assunto, tendo inclusive escrito capítulos de livros e artigos em revistas internacionais, o que aumentou a procura por parte de outros médicos para acompanhamentos em atividades desta área e nos levou a criar nosso programa de fellowship.

Nossa Missão

Promover um serviço humanizado, com profissionais qualificados e tecnologia atualizada, buscando atingir a excelência no atendimento e ensino.

Nossa Visão

Ser líder e inovadora na assistência e referência pela ética e excelência.

Sobre a MNIO

A Monitoração Neurofisiológica Intra-Operatória (MNIO), também conhecida como Potencial Evocado Intra-Operatório, é um procedimento que avalia as funções neurológicas que estejam sob risco por causa de uma cirurgia. Para cada cirurgia, vários testes são programados e individualizados no momento da discussão cirúrgica com o cirurgião.

Os testes são realizados de forma contínua e intercalada, pois é necessário reconhecer a alteração antes que haja uma lesão permanente da estrutura sob risco.

A MNIO não é uma garantia contra novos déficits decorrentes da cirurgia, mas se bem utilizada minimiza o risco decorrente dos procedimentos de alta complexidade.

A Clínica

Atualmente a clínica possui uma equipe que conta com 5 neurofisiologistas, 1 biomédica neurofisiologista e 3 fellows que compartilham dos valores da Brain Spine, da forma séria de tratar com uma disciplina tão complexa e, principalmente, que possuem o mesmo lema: margem de erro zero.

Em seus 20 anos de mercado, a Brain Spine acompanha o desenvolvimento tecnológico e de conhecimento médico internacional, além de utilizar apenas equipamentos médicos com registro Anvisa e aprovados pelo FDA Americano (Food Drug Agency).

Uma das principais prioridades é a formação profissional com excelência e estudo continuado. Todos os profissionais médicos que atuam na empresa têm residência médica e título de especialista em Neurofisiologia Clinica reconhecido pela Associação Médica Brasileira. A equipe da clínica, inclusive, é parte do corpo clínico da maioria dos hospitais da cidade de São Paulo, tais como: Hospital Sírio Libanês, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Beneficência Portuguesa, Hospital Santa Catarina, Hospital Samaritano, dentre outros.

A clínica hoje possui uma atuação importante no treinamento de outros médicos da área, dando palestras em Congressos Médicos de Neurofisiologia Clinica, Neurocirurgia e Anestesia. A Profa Dra. Silvia Mazzali Verst, diretora técnica, faz parte do corpo docente do Curso do Pós Graduação em Neuro-Oncologia do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.

Área de Atuação

Algumas áreas da Neurofisiologia Intra-Operatória que atuamos:

  • Cirurgias de crânio: tumores de áreas eloquentes, tumores de fossa posterior, anterior e média, aneurismas e cirurgia com o paciente acordado;
  • Outras neurocirurgias: tumores medulares;
  • Cirurgias vasculares: de aorta e endarterectomias;
  • Cirurgias ortopédicas: de coluna vertebral e quadril; 
  • Cirurgias de nervos periféricos;
  • Cirurgias de cabeça e pescoço: tireoidectomias, esvaziamento cervical, cirurgias de mandíbula e parótida.

Atualmente nossa área geográfica de atuação cobre os estados de São Paulo, Bahia, Goiás, Minas Gerais e Paraná. Demais estados devem nos consultar previamente.